Quarta-feira, 10 de julho de 2024 às 7h10min
Marcos Souza | CASIES
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio da Coordenadoria de Educação Especial, realizou entre os dias 2 e 4 de julho, o IV Seminário de Atendimento Educacional Especializado. O evento, que aconteceu no auditório do Fatec-Senai, reuniu especialistas e profissionais da educação para discutir temas relacionados ao contexto da educação especial, promovendo um ambiente rico em aprendizado e em troca de experiências.
Entre os destaques do seminário, estiveram palestras sobre a identificação de sinais do autismo, o uso de tecnologias na educação especial e a deficiência intelectual. Além disso, uma mostra didática foi apresentada por professoras de salas de recursos multifuncionais (SRM) de diversos municípios. As apresentações proporcionaram aos participantes conhecimentos sobre práticas inspiradoras, com o objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento educacional especializado nesses espaços.
O Casies teve um papel fundamental no evento, conduzindo oficinas vespertinas ao longo dos três dias do seminário. As oficinas do Casies demonstraram, na prática, atividades e estratégias didáticas específicas para o trabalho com estudantes público alvo da educação especial. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar estratégias educacionais inclusivas para a aplicação em suas práticas pedagógicas.
O Núcleo do CAP (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual) apresentou uma série de oficinas voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência visual. As atividades abordaram o sistema Braille, técnicas de audiodescrição, estratégias para baixa visão e orientação e mobilidade.
O CAS (Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda) promoveu oficinas sobre estratégias de como ensinar o português como segunda língua para surdos e a Língua de Sinais Brasileira (Libras) como primeira língua. As oficinas destacaram a importância do letramento visual como proposta para melhorar a interação e a aprendizagem dos estudantes surdos.
A oficina do Naahs (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação) teve como foco o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação. Durante as atividades, a equipe esclareceu mitos e fatos sobre o tema e explicou o processo de identificação e avaliação dessas habilidades, fornecendo uma visão mais abrangente sobre o atendimento necessário para esses estudantes.
O Nasi (Núcleo de Apoio e Suporte à Inclusão) e o Naptea (Núcleo de Apoio Pedagógico ao Transtorno do Espectro Autista) contribuíram com oficinas sobre como promover a inclusão e autonomia de estudantes com deficiência intelectual e estudantes autistas. As equipes abordaram a comunicação alternativa e aumentativa, bem como estratégias para desenvolver processos cognitivos para melhorar a experiência educacional desses estudantes.
O IV Seminário de Atendimento Educacional Especializado foi considerado um sucesso, reforçando o compromisso da Seduc-MT com a educação inclusiva e especializada. A participação ativa do Casies destacou a importância de investir em capacitação e em práticas pedagógicas eficazes, propiciando um atendimento educacional de qualidade para todos os estudantes.
Canais para acessar nossos serviços e informações:
- Site: www.casies.com.br
- Telefone: (65) 9 9917 4991
- casies@edu.mt.gov.br
- Instagram: @CASIESMT